Muitos acham que meus BLOG's e meu site são administrados via Wordpress. Enganam-se.

Não quero com este POST fazer com que abandonem o Wordpress ou menospreza-lo. O Wordpress ganha meu respeito e gratidão por ele ser o pai da Web2.0.

Mas lembro a todos que o Wordpress foi criado para BLOG e não para sites.

  • Wordpress foi feito para Blog e o Google o entende como BLOG (escreva o que acontece hoje). Se o google entender assim, amanhã suas páginas são defasadas.
  • Você nunca alcançará o mesmo patamar de SEO em um site com WordPress em comparação a um sistema desenvolvido sob medida, pois apesar de haveres inúmeros plug-ins com esta finalidade, cada um serve para um propósito próprio, que foi o idealizado por quem escreveu o plug-in. 
  • Wordpress foi feito para servir a um montão de situações o que torna ele com muitas linhas desnecessárias que só demora mais para prover suas páginas. Site mais lento significa menos pontos SEO.
  • É um dos CMS mais difíceis para você alterar seus códigos fontes.

A gota d'agua foi devido a um plug-in que havia uma falha de segurança que foi explorada para invadirem e tirar meu Blog do AR. Um plug-in de galeria de fotos que usava a versão bugada do timthumb. Veja abaixo que eu reportei este erro a comunidade.

https://groups.google.com/d/topic/php-brasil/wTTSxaR1l7E/discussion
http://www.archivum.info/mailcatch/2011-08/00128/%28php-brasil%29-Falha-de-seguran-a.html
http://groups.google.com/group/php-brasil/browse_thread/thread/c134d2c5a47597b1

Veja três sites no mesmo servidor, com dados do google webmasters. Quando escrevi este POST ainda não havia dados para este BLOG.

Visão geral do desempenho - cidadedesaobonifacio.com.br

cidadedesaobonifacio.com.br não é Wordpress...

Em média, as páginas no seu site levam 0,9 segundos para carregar (atualizado em 07/01/2012). Este site é mais rápido que 92% dos sites. Estas estimativas têm precisão baixa (menos de 100 pontos de dados).

Visão geral do desempenho - flex.eduardokraus.com

flex.eduardokraus.com não é Wordpress...

Em média, as páginas no seu site levam 2,5 segundos para carregar (atualizado em 29/02/2012). Este site é mais rápido que 57% dos sites. Estas estimativas têm precisão baixa (menos de 100 pontos de dados)......

Visão geral do desempenho - eletronicaetk.com.br

eletronicaetk.com.br (do meu irmão) no mesmo servidor e é Wordpress...

Em média, as páginas no seu site levam 10,2 segundos para carregar (atualizado em 29/02/2012). Este site é mais lento que 94% dos sites. Estas estimativas têm precisão baixa (menos de 100 pontos de dados).....

Update em 26/12/2012

Leia mais em www.gizmodo.com.br/muito-alem-do-wordpress/

Update em 15/02/2016

Leia mais em medium.com/bolt-cms/7-reasons-to-move-your-wordpress-site-to-bolt-f36159d93b19

Gostou? Não esqueça de curtir!

46 comentários

Deixe uma resposta

  1. Olá, professor "Eduardo Kraus" tudo bem!

    Concordo com você, de que o WordPress com seus vários Plugins são realmente um problema tanto para seo quanto para velocidade.

    E deixando bem claro, que WordPress é para pessoas que desejam criar blogs e não para sites de negócios!

    E para quem não entendeu o argumento do professor "Eduardo Kraus" que tentou mostrar que a nota do PageSpeed Insights é super importante, e também o Alexa que é uma referência em todas as ferramentas de análises on, tais como MarketGoo, WooRank, SEOProfiler, MozSEO e entre outras...

    Em outras palavras, a nota 100/100 do pagespeed Insights + a nota do Alexa Rank não é qualquer um que consegue essa façanha!

    Agora, falando de SEO... Não quero entrar no contexto... Pois SEO dinossauro vs Novo SEO está milhões de anos luz a frente do pensamento lógico de muitos... Ou melhor, SEO antigo vs Pagespeed Insights não dar para comparar né?

    A velocidade do site sempre vai vencer todos os fatores, e mesmo a pessoa mais leiga que não entende nada de SEO, ainda sim, se o site for super rápido, conserteza o Google vai indexa-lo na primeira página em boas posições de destaque. Exemplo do que falo: eu posso remover o título, descrição, headings do meu site e mesmo assim, meus concorrentes não chegaria nem perto de me tirar do topo do Google..Isso graças a velocidade e não as tendências de SEO... Não que eu tenha nada contra ou a favor, não entenda mal, pois algoritmo panda e penguin, tenho bastante ênfase no assunto.

     
  2. @Dicarlos, A velocidade é um dos itens importantes. Agora título é muito importante para SEO, porém colocar descrição ou nada é mesma coisa.

    Se tu procurar no google "Moodle Pagseguro" verás que estou em segundo lugar. Isso porque o primeiro é o próprio Moodle.org que é mais relevante que meu site, mesmo sendo o Moodle mais lento. Agora estou na frente do próprio Pagseguro (Chupaaa UOL).

    A Soma: Relevância + Conteúdo + velocidade + monte de coisas = posição no Google

     
  3. Eduardo Kraus, com todo respeito, mas esta foi uma das piores postagens que já li sobre críticas ao Wordpress.
    1-O Wordpress, cru, sem plugins, com um tema bem construído, é bem rápido (tempo de resposta do servidor);
    2-Todo site dinâmico, sendo Wordpress ou não, você pode (e deve) cachear suas páginas;
    3-Todo bom desenvolvedor de Wordpress cria seus próprios plugins (a não ser que examine e aprove um plugin de terceiro). Não dá para baixar um plugin da internet e reclamar de segurança e desempenho depois;
    4-O Wordpress tem inúmeros Hook Points, justamente para não ter que editar o core do CMS;
    5-"Wordpress foi feito para Blog e o Google o entende como BLOG". WTF?
    6-"Você nunca alcançará o mesmo patamar de SEO em um site com WordPress". WTF!?
    Só estou escrevendo este comentário porque muitos iniciantes podem ter impressões ruins sobre o WP sem justificativa.
    Concordo com o Nícholas André, você teve problemas com um plugin, e quanto ao desempenho o problema era você.

     
  4. @Paulo, obrigado pela sua critica, ela é importante para mim.

    1 - Não é. Vilão do Wordpress não é plug-in. Se você realmente acha que os vilões são os plug-ins, sinto-lhe informar mas você esta errado. Conheço o Wordpress muito bem. Sabes quantas classes o Wordpress possui? Não, pergunte-me, eu sei...

    2 - Mesmo com "plug-ins" de cache, ainda não ficou com desempenho bom. Eu queria a perfeição. Queria algo assim: http://goo.gl/hO8PF7 ou assim: http://goo.gl/26hZTL. Abaixo disso não me importa....

    3 - A vantagem do Wordpress esta justamente nos plug-ins. O dia que percebi que esta "vantagem" não era realmente vantagem eu larguei o Wordpress.

    4 - E quando eu disse que editei o Core?

    5 - Porque ao invés de falar "WTF" você não provou o contrário? Prove que estou errado! Ou você é apenas daqueles que não sabe programar e se esconde atrás do Wordpress para se dizer "programador".

    Agora, eu verifiquei após muitos testes que o meu blog só tinha acesso quando eu postava algo e após alguns meses sem postar nada o trafego chegava a zero vindo do Google. Quando eu abria matrícula para uma nova turma, eu ia no blog, escrevia uns 5 post e o blog novamente bombava. Sem postagem nova, sem visitantes e sem alunos...

    6 - Se acha mesmo que com WP conseguirás patamares de SEO que eu consegui, prove-me. Eu com muito prazer postarei aqui neste blog um pedido de desculpas caso você prove que estou errado.

    Por fim, você apenas criticou-me e não postou uma sequer linha construtiva ou provando o contrário ao que escrevi. E nem sequer foi homem suficiente para mostrar seu real nome. Sendo assim, só dou meus pesames por mais um sobrinho aqui no Blog achando que é programador.

     
  5. 1- É rápido sim. Tempo de resposta de servidor abaixo de 0.5s se bem programado;

    2- Esse teste, apesar de bons resultados, não serve como parâmetro, pois avalia o front-end (número de requisições, tamanho dos arquivos, js, etc.). Isso varia de acordo com o layout.
    Um layout com muitas imagens e muitas animações em js terá resultados inferiores a uma página só com texto...Se você tem plugins de js para integração com redes sociais por exemplo, o resultado
    do PageSpeed será ruim. Mas não acho justo pois a discussão é sobre back-end, tempo de resposta do servidor, ou quanto tempo uma página (html) leva para ser gerado pelo servidor.
    Analisei esta página do seu site:
    http://www.eduardokraus.com/a-empresa
    O tempo de resposta foi de 720ms (Tempo de DNS, Conexao, Transferência, etc.). Um tempo bom, apenas bom.
    Como efeito de comparação analisei um site que fiz em WP para a agência onde trabalhava:
    http://www.linharesdesign.com.br/agencia
    O tempo de resposta foi de 325ms. :)
    O plugin utilizado para cache foi feito por mim mesmo. :)

    3- Opinião pessoal sua. Eu construi uma série de plugins que utilizo em meus projetos como forma de reaproveitamento de código quase não utilizo plugins de terceiros.

    4- Através desta citação concluí que você alterou os arquivos do WP: "É um dos CMS mais difíceis para você alterar seus códigos fontes".

    5- A única diferença entre o WP (com temas próprios) e um CMS próprio está no back-end. Em ambos os casos o servidor deve responder com rapidez, o resto é front-end (HTML, CSS, JS).
    Esse problema que você citou "após alguns meses sem postar nada o trafego chegava a zero vindo do Google".
    Já ouviu falar sobre SEO Content? Ou aquela máxima "Conteúdo é Rei"? Google Panda? A data do post é um dos mais de 200 fatores que influenciam no ranking....basta pesquisar no Google.

    6- Como eu disse, o SEO está no front-end. SEO de back-end é só tempo de resposta (e isto inclui cache de navegador e compressão gzip).
    Apenas para provar, vou escolher 2 páginas com poucas imagens.

    http://www.eduardokraus.com/a-empresa
    Desempenho mobile: 61 / 100 (apenas razoável)
    Desempenho desktop: 89 / 100 (bom)
    Page size total: 472.4kB
    Requisições: 40

    http://www.linharesdesign.com.br/agencia
    Desempenho mobile: 84 / 100
    Desempenho desktop: 94 / 100
    Page size total: 228.7kB
    Requisições: 11

    Lembrando que o PageSpeed avalia apenas velocidade e não SEO.
    Está página (http://www.eduardokraus.com/a-empresa) tem um bom desempenho mas alguns probleminhas de SEO. Onde está o description ? Imagens com nome 01.png e 02.png você considera um bom SEO?
    E o controle de pagerank interno e externo? Você está passando o juice da página para a página de contato e links externos como "http://www.institutopadrereus.com/cursos/cursos_detalhe.asp?id=2".
    Só para citar alguns probleminhas. SEO vai muito além de velocidade....

    Não precisava baixar o nível da discussão, ainda mais sendo um professor.

     
  6. Ainda em relação ao tempo de resposta do servidor, quando disse "É rápido sim. Tempo de resposta de servidor abaixo de 0.5s se bem programado;",
    eu estava incluindo aí o tempo de DNS, conexão e transferência. Aí o host tem forte influência.
    Por exemplo, o IP do seu site (eduardokraus.com) é do Canadá, logo tem um tempo de DNS maior para que acessa do BR.
    Já para o Google PageSpeed terá um tempo menor, já que o servidor está fisicamente mais perto.
    Se for considerar apenas o tempo de execução do PHP, todas as páginas do site que fiz (linharesdesign.com.br) tem um tempo de
    execução abaixo de 100ms! Se isso é lento a discussão acaba aqui.

    Abs,

     
  7. Se achas que meu SEO esta ruim, então vamos comparar o rank dos dois sites:

    http://www.alexa.com/siteinfo/eduardokraus.com (713.478)
    http://www.alexa.com/siteinfo/linharesdesign.com.br (sem dados)

    Ou o seu site é tão novo que não existe dados a serem comparados, ou com tão poucos acessos que não há dados a ser gerado gráfico.

    Ou seja, estou entre os 713 mil sites mais populares do mundo. Ruim?

     
  8. E se quiseres comparar com outra agencia:

    http://www.alexa.com/siteinfo/linharesdesign.com.br (sem dados)
    http://www.alexa.com/siteinfo/grcomunicacao.com (5.299.190)

    Após eu tirar o Wordpress dele ele caiu de 7.317.110 para 5.299.190. Quer maior prova? Prove que estou errado!

     
  9. Este é meu último comentário.
    1- Neste seu último comentário você desviou complemamente o foco, sendo assim acho que você aceitou meu argumento em relação a BACK-END
    e tempo de resposta do servidor. Ou você ainda acha que tempo de execução de menos de 100ms é lento?

    2- "Ao final você realmente mostra que não entende nada de SEO".
    Poxa, nem me conhece, como pode fazer tal afirmação?

    Em relação ao Front-End e SEO.

    3- "meta description foi banido do SEO em 2009".
    Esse vídeo o do Matt Cutts eu já havia visto, e fala que Keywords não são utilizadas, mas meta description sim, como snippets na SERP.
    Ignorar isso é o mesmo que ignorar a relevância do assunto em uma newsletter. Se o snippet, ou o assunto no caso da Newsletter, não for
    relevante para o usuário, simplesmente ele vai clicar em outro link. Esse mesmo link que você passou não fala nada sobre SEO, mas sim
    sobre fator de ranqueamento. Se seu site está na 10a posição da 1a página, e tem um title e description persuasivo, conseguirás bons resultados.
    O mesmo vale para o Google Adwords, mesma lógica.
    Por último, o Google não é o único buscador, não é a única fonte de tráfego.

    4- "Nomes de imagens não interfere em nada no SEO".
    Se um dia você todas as diretrizes de qualidade para webmasters do Google, vai ver que tem uma página que diz
    que são utilizados mais de 200 fatores para ranqueamento, mas o Google não revela quais são.
    Então não posso provar que interfere, nem você que não interfere. Mas por experiência própria e experiência de outros webmasters,
    digo que sim, interfere. Pesquise por "seo image optimization" no Google.

    5- "No caso do Juice, não há perdas ao meu site por eu ter três links ao mesmo destino".
    Todo link que não tem o atributo 'rel="nofollow"' passa o juice. Fato. Se você acha a página de contato importante, ok, respeito, mas eu prefiro
    restringir o juico para páginas mais importantes.

    6- "Sim, muito além da velocidade, mais não citasse nenhum item que esteja errado. E, também em nenhum momento provasse que estou errado".
    Você se perdeu em suas próprias palavras. SEO depende de implementação no Front-End, e quase nada de CMS e Back-End. Você pode ter um site excelente
    ou horroroso em SEO, depende da sua implementação. Tudo que você citou dá para fazer em WP sem problemas.

    7- "Se achas que meu SEO esta ruim, então vamos comparar o rank dos dois sites".
    Em que momento disse que o SEO está ruim. Estava apenas defendendo a tese de que dá para fazer bom SEO em WP e que o mesmo é rápido.
    Em relação ao Alexa, não vale nada. Digamos que eu desenvolva um site para uma empresa local, o importante é que tenha boa relevância para a empresa,
    que traga bons resultados. O importante é estar bem ranqueado nas palavras-chave que são importantes para sua empresa.
    Este site que te passei foi só um dos que eu fiz, é de uma agência de Itapema. Pesquise por "agencia itapema" e veja quem está em 1o. Veja o title e
    meta description bem persuasivos.

    8- "Ou seja, estou entre os 713 mil sites mais populares do mundo. Ruim?"
    Não é uma comparação de quem tem o bilau maior, faça-me o favor! Respeito com seus alunos e leitores ao menos.
    Os comentários e comparações que fiz foram para sustentar meus argumentos, coisa que você não faz.

    9- "Após eu tirar o Wordpress dele ele caiu de 7.317.110 para 5.299.190. Quer maior prova?".
    Novamente você é traído por suas próprias palavras. Melhorou porque acho que você implementou de forma errada o tema no WP (temas e plugins prontos), simples assim.
    Se tivesse feito direitinho garanto que não teria diferença.
    Repito: SEO está na implementação e não na Plataforma. A plataforma só tem que ter boa performance.

    10- Alexa. Sério? Como programador, me diz qual seria o algoritimo para calcular o tráfego de um site em um código de rastreamento, como o Google Analytics?
    No mínimo deveria citar ferramentas mais atualizadas, como moz.com.

    Conclusão.
    Você não citou argumentos concretos para sustentar suas críticas ao Wordpress. Todo que citou dá para fazer em WP de olhos fechados.
    Fala de lentidão, e me vem com resultados do Google PageSpeed que leva em consideração o Front-End? Resultados que sao de responsabilidade
    do WEBMASTER, da implementacao, e nao da Plataforma.
    Quanto a performance de Back-End, tempo de execução abaixo de 100ms é realmente ruim?

    Este é meu último comentário.
    Abs,

     
  10. 1, Só o fato de você dizer que o Alexa não é referência de SEO, mostra que de SEO você não entendes nada.

    2, Se você realmente acha que o tempo de carregamento é o tempo que demora para carregar apenas o primeiro HTML, você não entende nada de tempo de carregamento. Veja esta imagem aqui: http://goo.gl/Xgw9RQ e compare com esta aqui: http://goo.gl/kZZxu4

    No meu caso carregou mais bytes, em menos tempo e a renderização do DOM foi mais rápida.

    3, se você acha que são só 200 fatores que influenciam o resultado das buscas, você realmente não conhece nada de SEO. Só no site http://googlewebmastercentral.blogspot.com.br/ tem descritos de mais de 5.000 influências diferentes.

    4, se você acha que ninguém sabe quais métricas o google usa, também deves acreditar que o homem andou na lua e que só tem duas pessoas que sabem a formula da coca....

    5, você acha mesmo o moz.com é melhor que o Alexa? Puts, agora mostrou que não sabe nadica de nada de SEO.

    6, então você tem uma key em 1º posição? Eu tenho imagens para mostrar as várias: http://goo.gl/XdCnxZ http://goo.gl/dGU5HB http://goo.gl/nblVcn

    O dia que que vi a minha primeira key em primeiro eu  chamei os amigos e paguei um barril de choop para comemorar...

     
  11. Peraí Eduardo... Você é um daqueles que acha que as viagens tripuladas à Lua nunca aconteceram???

     
  12. Você é daquelas pessoas que acreditam só porque apareceu na TV?

    Então conte-me aonde eles guardaram as centenas de toneladas de combustível para sair da lua? Naquela nave minúscula não cabe nem uma tonelada de combustível....

     
  13. Vou lhe dar uma dica: a Lua tem um sexto da gravidade terrestre.

    Deduziu? Ainda não? Tá bem, eu explico.

    Graças a fraca força gravitacional, não é preciso muita energia para sair de lá, ao contrário do que ocorre aqui no nosso planetinha azul.

    Vou lhe deixar uma referência em português: http://www.zenite.nu/doze-homens-e-uma-conspiracao-2/

     
  14. Para sair da Lua a nave precisa de combustível. Para pousar esta nave precisa de combustível.

    Da uma lida no Livro Propulsão e controle de veículos aeroespaciais do Emerson Faria e calcule quanto combustível é necessário para sair da Lua. Se não achares para comprar, me fale que lhe empresto.

     
  15. Grata. Não precisa me emprestar. Eu tenho o livro.

    Ora, professor. Você fala tanto em argumentação e se recusa a pensar...

    Dá uma olhada na página 29 (consumo de energia) e também na 32 (Foguetes multiestágios).

    É claro que para pousar e decolar da Lua eu preciso de combustível. Apenas preciso de MUITO MENOS que para fazer o mesmo da Terra. O LM (Lunar Module) tinha todo o combustível necessário.

    Entre 1969 e 1972 houve 6 pousos lunares tripulados bem sucedidos. E essa foi uma das maiores realizações da engenharia em toda história da humanidade.

    Devia se orgulhar da fazer parte da espécie que conduziu essa empreitada...

    Fim da transmissão.

     
  16. Sim, li a história toda. Agora faça as contas e calcule quanto combustível é necessário para sair da lua.

    Calculou?

    Agora me diz, esta quantidade de combustível cabe naquela minúscula nave que pousou na lua?

    PS: não se esqueça que para pousar o foguete também precisa de combustível, visto que na lua não tem ar e não da para usar paraquedas e não foi usado nave multiestágios para o pouso.

     
  17. O valor do Alexa baixou mais ainda. Veja os prints que tirei ao longo dos meses: http://php.eduardokraus.com/muito-trabalho-mas-a-recompensa-chegou

     
  18. Alexa não vale como métrica pra nada. Ele usa dados da toolbar para calcular. Quem usa este tipo de toolbar?

    Use alguma ferramenta como search metrics ou mesmo um sem rush para entender a visibilidade do seu projeto.

     
  19. Antes de escrever, leia.

    Leia esta página em http://www.alexa.com/about e verás que o Toolbar deles estão incluso em mais de 25.000 extensões.

    Então se tens algum toolbar instalado é provável que estas você enviando dados dos teus acessos ao Alexa.

     
  20. OK! Muito bom. Google chrome cheio de toolbar.

     
  21. Se não tens nenhuma extensão instalada no seu Chrome, Parabéns. Eu uso várias...

     
  22. Uso algumas, mas nenhuma delas tem alexa ativo.

    Mas se quer continuar acreditando nele, boa sorte!

    Sucesso!

     
  23. Eu passei a ter mais credibilidade com o Alexa quando a duas semanas atrás deu BUG no sistema de cache do flex.eduardokraus.com e o blog ficou poucos dias fora do ar. Meu Alexa subiu para 17K.

    Fui na hora olhar o Google Webmasters e o Analytics e vi o erro e corrigi. Meu Alexa, dois dias depois estava em 9K.

    Se ninguém usa toolbar nenhum do Alexa, como deu esta discrepância de dados?

    E, aos seus comentários tão enfáticos ao Alexa, mostra que você é entendedor de SEO. Se sim, explique-me como que meu simples site, com apenas uma página falando de jQuery tem mais de 200 visitas vindo do Google por semana? Seria por causa da palavra "jquery curso" estar em primeiro?

    Ou quem quer comparar PagSeguro e Moip caem em meu site, será que por ser também o 1º? E a palavra "moip é bom" porque tem meu site em primeiro? Porque não o site da MOIP?

    A palavra "crossdomain" em primeiro. Porque se a Adobe tem muito mais páginas e foruns falando sobre o assunto? Só tenho uma e estou em 1º.

    Estas são apenas palavras que acho estranho eu estar em primeiro. Estou em primeiro em mais de 50 termos e entre os 5 em mais de 200 termos.

    Então, eu olho sim o Alexa e se subir o status sei que algo esta anormal, e se baixar o que fiz foi potêncialmente bom.

    PS: Antes de eu ter 100/100 no PagSpeed meu Alexa estava la em cima... e meus acessos la em baixo.

     
  24. Eduardo não acredito no alexa por uma razão simples: É fácil manipular os números que ali estão. Já vi um caso a bastante tempo de um cara que adicionou o site dela na toolbar e distribuiu por algum tempo.

    De repente um site que tinha cerca de 1.000 vistas diárias estava entre os sites tops do mundo.

    Como citei antes, a métrica indicada pelo alexa não quer dizer "muito", são dados que apenas quem tem a toolbar deles.

    Mas entenda, não disse que ninguém usa, disse que esta métrica não é relevante.

    Ferramentas como Search Metrics, Majestic e Sem Rush são mais confiáveis para entender a visibilidade orgânica, apenas lembrando que elas apresentam uma estimativa.

    O fato do seu site estar performando bem para alguns kws (em primeiro, como disse), não deve ser explicado com apenas um fator isolado.

    Qualidade do produto que você oferece (relevância), volume de busca, concorrência (autoridade) ... entre tantos outros, podem em conjunto apresentar, no caso do seu site, uma maior performance / visibilidade orgânica.

    Olhei rapidamente aqui e para "moip é bom" o site da oficial da moip não aparece no top 10. Talvez isso ocorra pelo fato do site da moip não conseguir "responder" a intenção de busca (usuário), desta forma outros resultados são apresentados.

     
  25. primeiro, que você esta comparando um site que desenvolvi em 2010 com outro desenvolvido a pouco tempo. O site ainda possui cabeçalho HTML4.

    Então, seria muito mais justo a gente comparar com o http://ww.escolaemcasa.com.br que é um site que remodelei completamente este ano em HTML5.

    http://www.escolaemcasa.com.br/Forum
    Desempenho mobile: 100 / 100
    Desempenho desktop: 100 / 100
    Page size total: 95,2KB
    Requisições: 10

    Ao final você realmente mostra que não entende nada de SEO visto que o meta description foi banido do SEO em 2009: http://goo.gl/AQYcvx. Em 2010 o Google adicionou o desempenho do site ao SEO: http://goo.gl/k09CnZ

    Nomes de imagens não interfere em nada no SEO.

    No caso do Juice, não há perdas ao meu site por eu ter três links ao mesmo destino. No próprio guia de boas praticas SEO do Google há isso muito detalhado.

    Sim, muito além da velocidade, mais não citasse nenhum item que esteja errado. E, também em nenhum momento provasse que estou errado.

     
  26. Fato 1: WordPress é pra quem quer uma solução a curto prazo. Já vem com sistema de upload, login e painel administrativo.
    Fato 2: Dizer que o WP é difícil de editar os códigos fontes no mínimo é exagero. Vai tentar criar (editar) um componente  Joomla.
    Fato 3: FrameWorks não tiram a qualidade de qualquer trabalho. Pelo contrário. Um profissional dedicado fará com um FW tudo que um CMS faz e um pouco mais. Porém, leva mais de tempo.

     
  27. @Renato.

    1 - Então, se você vai trabalhar em mais de um site vale a pena trabalhar com CMS próprio.
    2 - Eu não trabalho com Joomla, então este seu comentário não tem validade aqui.
    3 - Eu fiz este BLOG com o Zend Framework e levei poucos dias para desenvolver. Tenho um sistema que sei tudo o que ele faz, e tenho controle total sobre ele.

     
  28. É, de fato tbm larguei o wordpress. Mas achei seu texto muito superficial. Mas é isso ae, cada problema tem a sua solução.

     
  29. Opa Eduardo,
    hoje tive o prazer de conhecer teu site, e estou lendo muito de teus artigos, parabéns pelo trabalho.

    Em questão do assunto, não gosto de frameworks, acho que tira a qualidade de qualquer trabalho.
    "MINHA OPINIÃO"

     
  30. Desculpe-me pela sinceridade, mas não dá para levar muito a sério alguém que não sabe a diferença entre mais e mas; mesmo assim li o artigo até o fim.

    Há inúmeros grandes sites desenvolvidos em WordPress e essa dificuldade em editar o código fonte, mencionada em seu texto, pode ser resolvida da seguinte maneira: Parar de utilizar temas prontos e criar os seus próprios.

    Vejo que conhece o ElegantThemes, já que está utilizando um layout deles em seu blog, mas ele não é conhecido pela velocidade de carregamento de seus templates.

    Resumidamente: O WordPress é um ótimo CMS, porém, como toda ferramenta, depende de quem a utiliza.

    Abraços

     
  31. Infelizmente no meu curso de Engenharia Elétrica Telemática Só havia uma disciplina de lingua portuguesa. Mais tinhamos várias disciplinas de programação C++ e assember...

    Mais o curso de Engenharia Elétrica Telemática me ensinou a não seguir as modinhas da vida e sempre olhar os pontos fracos e fortes antes de escolher uma solução para os meus problemas.

    Sim, o Wordpress é uma ótima ferramenta. O Curso de Engenharia trouxe me conhecimento para solucionar problemas e escolher as melhores soluções para todos os casos e para meus casos eu achei mais produtivo e mais seguro utilizar meu próprio CMS para tudo, inclusive o blog.

    Agora, me explica porque o BLOG em WordPress http://jeglandia.com.br/ estando hospedado no Canadá é mais rápido que o seu http://www.rafaelfunchal.com.br/ hospedado no Brasil?

     
  32. Diferenciar o uso do "mas" e "mais" é algo que se aprende no Ensino Médio. Quando se chega à Universidade já é esperado um bom uso do idioma...

     
  33. Sou professor de programação e não de Língua portuguesa.

    Fiz Faculdade de Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações e não Letras.

     
  34. É de grande valia ao meu Blog me informares aonde esta o erro de mais e mas para que eu o corrija.

     
  35. Pois não, professor.

    Onde você escreveu "Se você realmente acha que os vilões são os plug-ins, sinto lhe informar mais você esta errado."

    O correto é "sinto-lhe informar, mas você está errado".

    1- O hífen deve ser empregado para unir pronomes oblíquos.
    2- Mas, conjunção adversativa, com o emprego da vírgula para separar do verbo.
    3- E "Está", a flexão na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. (Eu estou, tu estás, ele/ela está...)

     
  36. Acho interessante as pessoas que quando não tem argumentos partem para o ataque.

    Valéry disse uma vês: "Quem não pode atacar o argumento ataca o argumentador". Ataquem os argumentos que citei. Provem que meus argumentos estão errados e não minha escrita.

    Godri disse uma vês: "Quem tenta ser bom em tudo, não consegue ser bom em nada." Então estudo todos os dias para ser melhor e melhor em programação e em algumas áreas delas sou muiiito bom.

    Por favor, ataque meus argumentos.

    E se querem mesmo atacar argumentos, ataque este aqui: http://php.eduardokraus.com/muito-trabalho-mas-a-recompensa-chegou que tem um erro. Estou no Alexa agora como um dos 6,214 sites mais acessados no Brasil. Obrigado por sua visita, ela me ajuda a subir mais ainda.

     
  37. E sim, uso o ElegantThemes. Tenho uma conta Developer com eles e sabe como eu utilizo o thema? Instalo no Wordpress e baixo o HTML e mudo o caminho das imagens no CSS.

    Uso o thema Webly (http://www.elegantthemes.com/preview/Webly/) no http://www.cidadedesaobonifacio.com.br e o thema MyProduct (http://www.elegantthemes.com/preview/MyProduct/) neste site.

     
  38. Eduardo, creio que a resposta do servidor, bem como uma boa configuração e boa arquitetura ajuda bastante a velocidade do mesmo. Existem técnicas que reduz o carregamento do site, inclusive você conhecer. Desenvolvi um portal de noticias utilizando o wordpress e gosto bastante do resultado. Caso queria analisar o site http://www.calilanoticias.com

     
  39. oi
    como vc monta os sites? html e php independentes, sem paineis administrativos?
    para alterar ai tem que fazer antes no PC ne?
    ah e como aprender a transformar PSD do photoshop em sites?

    obrigada

     
  40. @Vivi, não preciso do Wordpress para ter painel de administração. Tenho meu próprio CMS que me da total liberdade de fazer o que quiser, como eu quiser e da forma que melhor se adapta ao meu cliente ou aos meus projetos.

    Hoje desenvolvo sites só para mim. Para clientes desenvolvo sistemas.

     
  41. Você abandonou o WP por causa de um Plugin... não saber trabalhar com o CMS dá em coisas do tipo. Já desenvolvi várias galerias de imagens com WP e nunca precisei de plugin.

    O problema está em instalar diversos plugins pro WP sem nem mesmo saber da procedência dos mesmos.

    Conheça a ferramenta que você usa e você dificilmente terá problemas.

    Quanto ao Google "reconhecer" Wordpress como BLOG... WTF???

    Você falou uma merda grande. Me explica técnicamente porquê o Google entende qualquer site em Wordpress como Blog...

     
  42. O Plug-in foi a gota d'agua. Eu fiz mais de 20 sites com o Wordpress e em todos eu notava a lentidão. Ai em 2008 conheci o Adobe Flex e larguei o desenvolvimento de sites.

    http://flex.eduardokraus.com/ era Wordpress desde 2008 e até fim do ano passado quando desenvolvi ele do zero. Agora olhe a Visão geral do desempenho deste site acima e olhe os seu sites que você faz com Wordpress.

    Por último faço uma aposta. Vamos nós dois ver quem faz um thema para Wordpress mais rápido, mais limpo e com mais qualidade de um mesmo PSD/Ai/CDR? Ou pegar um problema que tenha que alterar o CORE do Wordpress para ver quem o fará primeiro?

    Veja a diferença no tempo que o meu site e o seu site demora em carregar:
    http://php.eduardokraus.com/code/10030/eduardokraus.png http://www.eduardokraus.com em 0,436 segundos
    http://php.eduardokraus.com/code/10030/iotecnologia.png http://www.iotecnologia.com.br em 4.36 segundos

    Se fores comparar o meu é 10x mais rápido que o seu...

     
  43. Se achas mesmo que o Google não reconhece, porque não postou provas? Prove o contrario.

    E, como falei o caso do Plug-in foi a gota d'agua.

    E, por último, se eu for para conferir 100% dos plug-ins que eu baixar, é mais fácil e rápido desenvolver eu mesmo não? Foi o que fiz e não me arrependo nenhum pouco.

    https://goo.gl/riQ8Hh e agora mostre que o seu em Wordpress.

     
  44. Concordo com seu ponto de vista embora tenha exposto pouquíssimos argumentos.

    Até pouco tempo atrás eu era (e ainda sou) fã do Wordpress, porém, na prática, sempre notava um certo peso ao usá-lo (mesmo otimizando-o ao máximo, como já fiz diversas vezes).

    Percebi que o Wordpress não fazia nada além do que eu não pudesse fazer por conta própria e que eu estava perdendo desempenho em alguns aspectos.

    Eu passava mais tempo corrigindo plugins e fazendo com que os mesmos se integrassem entre si para fazer o projeto fluir, ao invés de programar de verdade e fazer meu próprio sistema.

    Cheguei ao ponto de me acomodar e percebi que fora do CMS eu já estava enferrujado com a verdadeira prática da programação.

     
  45. Eu também cheguei a mesma conclusão. Tempo que levo para ficar corrigindo BUG e criando funcionalidades em um sistema, e a cada funcionalidade que crio tenho problema com as atualizações. Então larguei mesmo.

    E sem falar que é um sistema pesado para o servidor e isso torna a navegação lenta.

     
  46. Professor de merda!